ClubHouse: Vale a pena entrar?

Está todo mundo falando de uma nova rede social Chamada Clubhouse. Será que vale a pena entrar? Vou contar um pouquinho por aqui o que é esse aplicativo,  como e porque entrar.

O que é clubhouse?

Quando ouvi pela primeira vez o nome, tive a impressão de ser algo similar à casa de massagem masculina. Se você também pensou assim, calma! rsrs Não tem nada a ver com isso. Clubhouse é uma nova rede social que está dando o que falar. E o motivo principal é que para entrar você precisa ser convidado, ou seja, a estratégia que os desenvolvedores criaram para gerar burburinho foi o gatilho da escassez.  Além de ser necessário convite ( e cada pessoa que entra só pode convidar duas pessoas!), por enquanto o aplicativo só foi disponibilizado para IOS, sistema operacional do iphone. Isso por si só já gera um enorme senso de inadequação e o famoso FOMO.

E o que é FOMO?

Fomo em inglês é Fear of Missing Out. Que quer dizer: Medo de ficar de fora. Hoje em dia, as redes sociais e o excesso de informação fazem com que a gente se sinta assim quase o tempo todo. Aquele medo de estar desatualizada, esquecida, desinformada.

Então, fica a questão:

A gente precisa mesmo estar em todas as redes sociais? 

O grande problema não é falta de informação, mas o excesso dela, que gera stress, ansiedade e angústia. A gente precisa mesmo de mais uma forma de se relacionar com as pessoas, ou só estamos ávidos por novidades?

Assim que soube do Clubhouse eu pensei: “Pôxa, mal consigo manter os meus dois perfis no instagram ativos. Parece que tá todo mundo produzindo conteúdo à milhão e eu ainda nem engrenei no Reels.” Isso sem contar que as minhas contas no Youtube, no Twitter, no LInkedin e no Facebook estão jogadas às traças. E que bom pra minha saúde mental, né? Já pensou se eu tentasse absorver tudo que rola em todas as mídias digitais?

Minha sugestão é: Analise o perfil de cada rede social e onde seu público está. Se seu público é feminino acima dos 40? Facebook. Seu público é adolescente? Youtube e outras redes secretas que só eles sabem. (juro. Fiquei chocada na última vez que encontrei com meu sobrinho e ele me apresentou vários app que e nunca tinha ouvido falar.) E por aí, vai.

Resumindo: Esteja onde seu público está e coloque energia ali. 

Vale a pena entrar no Clubhouse?

Para chegar à essa conclusão  é importante ter clareza sobre seus objetivos e expectativas. Você quer mesmo estar em outra rede social e para quê? Para interações pessoais: aprender a cuidar de planta, conversar com pessoas da igreja, praticar outro idioma? Ou tem intenções profissionais como: fazer networking, captar novos clientes, divulgar seu produto ou serviço?

O critério que usei para tomar essa decisão de entrar (Fiquei dois dias no FOMO, achando que não era popular o suficiente para conseguir um convite, até que uma colega me pôs pra dentro.) foi o de experimentar e ver qual é que é. Qual é o perfil? Meu público está lá? Quais são as métricas dessa rede pro meu negócio?

E também já começar a demarcar meu território caso realmente seja essa a rede social do futuro. Por que não?

Ainda não comentei sobre o funcionamento do ClubHouse, né?  Ele funciona através de salas de bate-papo somente com áudios. Você pode entrar em qualquer sala que esteja aberta ao público, do mundo inteiro, sobre qualquer assunto que te interessar. Como se fosse um podcast, só que ao vivo. E não é possível salvar ou gravar as conversas. Você tem que absorver o conteúdo que tá sendo passado ali no momento, o que acho ótimo. Nessas salas, têm os speakers ou oradores e os participantes ouvintes. Qualquer ouvinte pode levantar a mão e o moderador pode liberar para que você entre na conversa também. Enfim, são debates ao vivo, somente por áudio, e essa é toda a novidade.

Consultora de imagem numa rede social sem imagens?

Pois é… Muita gente que trabalha com visual pode estar se perguntando isso. Mas vamos combinar que, existe muita coisa a ser discutida que não precisa necessariamente ser ilustrada. Talvez estejamos todos já fartos de tantas imagens, inclusive de tanta manipulação da imagem nas redes sociais.  Recentemente levantei a questão do uso abusivo dos filtros de maquiagem do instagram.  E sabe… me soa tranquilizador saber que eu não preciso me maquiar para poder compartilhar aquilo que eu sei e que pode ajudar outras pessoas.

E você? O que acha do ClubHouse? Deixe aqui suas impressões.

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