5 dicas para planejar uma mala de viagem perfeita

como planejar sua mala de viagem

Você é daquelas pessoas que começa a separar as coisas uma semana antes de viajar e mesmo assim na hora de organizar a mala passa o maior sufoco? Ou porque separou coisas demais, ou porque não consegue decidir o que levar, ou tem sempre a sensação de estar esquecendo alguma coisa…

Vou te ajudar a planejar uma mala perfeita!! Com essas dicas valiosas é possível ficar bem mais segura, independente do tamanho da mala. Então ‘bora lá!

1. Escolha o tamanho e formato da mala de acordo com a duração da sua viagem e o destino.

Se a viagem for curta, opte por uma mala menor, que dispensa as rodinhas. Numa viagem aérea uma mala menor pode significar economia de tempo, já que você pode levá-la a bordo e não precisa pegar filas enormes.
Viagens longas pedem versões médias a grandes, principalmente se você estiver dividindo o espaço dela com seu acompanhante. O ideal é optar por malas mais estruturadas para facilitar o transporte e organização.

2. Planeje o que vai levar considerando clima, programação e o chão. 

Hoje em dia, através da internet, é fácil saber qual será a temperatura no seu destino e se na sua mala vai predominar peças de verão ou de inverno.
Sua agenda também ajuda a direcionar o tipo de roupa que vale à pena levar.
Imagine a seguinte situação: Uma viagem de trabalho com eventos formais, mas com tempo de lazer na piscina ou praia e jantar à noite.  São 3 ocasiões na mesma viagem que pedem trajes bem diferente. Vale à pena apostar em peças que transitem nos diferentes ambientes. Por exemplo: acrescentando um blazer estruturado a um vestido preto básico temos um tailleur adequado para eventos formais de trabalho. O mesmo vestido, sem o blazer, pode ser usado no jantar com acessórios para noite:  jóias, xale, sandália com salto alto e uma maquiagem glamourosa.
Saber onde vai pisar tem que estar no topo da sua lista pra determinar que calçado levar. Já pensou um coquetel num jardim gramado e você de de salto agulha?

3. Escolha levar peças que você já gosta

Aquela peça que está no seu guarda-roupa há seis meses e você nunca usou, ou porque não soube com que combinar, ou é muito curta, ou te engorda, a cor não é tão legal… Não se engane, não vai ser na viagem que você vai usá-la. Se ela não dá certo na sua vida, é provável que só ocupe espaço na sua mala como já ocupa no seu armário. Escolha levar peças que você ama, que já dão super certo, você sabe com o que combinar e se sente bem com ela. Pensar assim evita grandes arrependimentos, quando estiver bem longe de casa.

4. Programe uma cartela de cores 

o que levar na mala de viagemEscolha peças em cores repetidas ou que façam uma boa coordenação. Isso multiplica as possibilidades de combinação. Ao invés de formar apenas um look para cada calça e blusa, é possível formar vários looks e até usar de forma diferente se der vontade depois.
Por exemplo: uma mala com peças em preto, branco, cinza, bege e vermelho. As peças podem ser lisas ou estampadas com a mesma harmonia. Imagina a quantidade de combinações você pode fazer com essas cores.
Use os acessórios para “versatilizar” os looks dando um ar diferente para as mesmas peças. Dessa forma, você reduz o volume da mala, mas não diminui as possibilidades.

 

 

5. Não se esqueça da bolsa de mão

Se vai viajar de avião, não se esqueça de levar com você uma bolsa de mão com pelo menos uma muda de roupa, considerando  a possibilidade de acontecer algum indesejado contratempo com a sua mala. Coloque o mínimo-importante-possível: escova de dente, uma calcinha, uma blusa que combine com a calça e sapato que você vai usar na viagem. Leve também pequenas doses de remédios que você costuma usar, como por exemplo para dor de cabeça, enjoo, cólica.

Quem planeja, viaja melhor! Até porque o legal da viagem é aproveitar os lugares, pessoas e eventos. E quanto mais a gente pensar antes, menos a gente se preocupa depois.

Referência: Como arrumar a mala perfeita – Manu Carvalho – Escola São Paulo.


Quer baixar gratuitamente um checklist pra você não esquecer nenhum item essencial na sua mala de viagem??

Acesse: Mala de viagem inteligente


Quer receber artigos como esse diretamente na sua caixa de emails?

Você pode também deixar seu comentário lá embaixo! Isso me ajuda a escrever mais coisas interessantes para você.

Facebook Twitter YouTube 

error: Content is protected !!