Respire !!

7 - IMG_4416

 

Respirar seria um fenômeno totalmente fisiológico? Para a ciência Yogui a respiração é muito mais do que um fato fisiológico.

Observe sua respiração quando sua mente está inquieta. Perceba como sua respiração trabalha em um ritmo acelerado. Ao permanecer com a mente tranquila sua respiração volta ao estado desacelerado. Desta mesma forma, através de exercícios respiratórios, voluntariamente controlamos a respiração, tornado-a lenta induzindo assim uma tranquilidade emocional e mental. Ritmando nossa respiração estabelecemos a paz.

A propósito,você já ouviu falar em respiração diafragmática?

Se você se deitar de barriga para cima, poderá observar como o abdômen sobe e desce ao ritmo respiratório. Faça um teste colocando um livro bem em cima do abdômen. Observe uma criança dormindo. Sua respiração é diafragmática, repare no movimento de sua barriga.

Por conta da vida sedentária vai se perdendo até desaparecer na maioria das pessoas adultas a respiração diafragmática. É como se o diafragma morresse aos pouquinhos. O adulto maduro assim como os atletas acabam se acostumando com a respiração com a parte superior dos pulmões. O atleta ocidental inspira estufando o peito e encolhendo a barriga. O yoguin inspira projetando a barriga, puxando para baixo o diafragma. Vale lembrar que esta respiração é realizada apenas pelas narinas.

Este tipo de respiração proporciona decorrentes massagens automáticas e naturais nos órgãos internos, vísceras e glândulas. A respiração diafragmática tem sido utilizada no tratamento de doenças cardíacas. No caso dos intestinos, ela é particularmente benéfica, curando a  prisão de ventre.

 

PS: Para elaboração deste texto foi utilizado o livro de estudo Autoperfeição com Hatha Yoga – Hermógenes.

 

Até a próxima. Pensem nisso !!


Quer receber artigos como esse diretamente na sua caixa de emails?

Você pode também deixar seu comentário lá embaixo! Isso me ajuda a escrever mais coisas interessantes para você.

 

 

 

Você também pode gostar