Por que ficamos mau humorados com o estômago vazio?

Todo mundo alguma vez na vida até hoje, já ficou mau humorado porque estava com fome. Quando o atraso para comer passa da conta, ficamos com raiva e descontamos nas pessoas, muitas vezes, mas isso tudo está relacionado a alguns processos que ocorrem dentro do nosso corpo quando ele precisa de comida. O site CNN, um canal de notícias norte-americano, nos explica o motivo.

As proteínas e gorduras que são digeridas se transformam em açúcares simples (glicose), ácidos aminados e ácidos gordos livres. Estes nutrientes passam para a corrente sanguínea, onde são distribuídos para os órgãos e tecidos, e utilizados para produção de energia. Conforme o tempo passa, a quantidade dessas substâncias começa a cair e o cérebro percebe uma situação de “risco de vida”. Ao contrário da maioria dos outros órgãos e tecidos, o estômago é dependente de glicose para funcionar.

unnamed-2

Você, provavelmente, já percebeu esse processo, pois coisas simples, como a concentração, podem tornar-se difíceis.  A maneira mais fácil de evitar a irritação é comer alguma coisa antes do estágio de fome “máxima”. Comidas como doces e gorduras são responsáveis por um grande aumento dos níveis de glicose no sangue, mas que desabam rapidamente e não resolvem o problema.  Por isso, prefira alimentos naturais, pois são mais ricos em nutrientes e ajudam a saciar a fome por mais tempo. E sem o excesso de calorias.

Simples, não? Sempre que perceber que irá atrasar sua refeição ou lanche, como uma fruta, uma barra de cereais em 5 ou 10 minutos e isso irá evitar que fique mau humorado e estrague todo o dia que ainda tem pela frente.

Você também pode gostar