Pont des Arts e os cadeados do amor!

A pont des arts em Paris é, com certeza, uma parada obrigatória para quem está na cidade a dois.

Depois do tour de Bus pelos pontos turísticos de Paris, descemos novamente na Catedral de Notre Dame, em île de La cité, que em português significa ilha da cidade. Essa região é o centro de Paris e onde concentram-se vários artistas de rua.

DSC02846
Lá de cima do ônibus vimos a Pont des arts e ouvimos a história sobre os cadeados do amor. Decidimos descer e ir até lá.  Passamos em frente à catedral e fomos caminhando em direção ao rio Sena. Com direito a uma paradinha pra comprar uma baguete e comer andando como é costume dos franceses.

DSC02856
DSC02855

Pausa pra uma curiosidade:
Todo mundo fala que parisiense tem a maior bronca de falar inglês, né? Mito! Todos eles falam inglês!! Pelo menos no comércio das regiões turísticas. É claro que se for num mercadinho de uma bairro mais distante de paris, provavelmente o caixa não vai falar inglês, como aconteceu comigo.
O segredinho para ser bem atendido é como você inicia a conversa. Se você chegar falando inglês eles te ignoram. E convenhamos, deve ser um saco mesmo, né?
Sempre que for falar com alguém na França, cumprimente em Francês ( “Bon Jour”  bom dia ou boa tarde,  “Bon Soir” boa noite). E pergunte se a pessoa fala inglês “Parle-vous anglais?” . Se fizer isso você vai ser surpreender.
Pra não mudar o assunto do post vou criar outro com mais dicas sobre conversar com francês sem saber a língua e  inclusive situação curiosas.

Sentamos num banco da ponte D’arcole, pra comer, ver a paisagem e as pessoas passando, ao som de um saxofonista que tocou, inclusive, Garota de Ipanema (fiz questão de atravessar a rua e deixar uma moeda pra ele).

Sentar e ver o movimento da rua é outro costume parisiense, simplesmente delicioso!!

DSC02982

De lá seguimos caminhada na margem do Sena para pont des arts, que tem este nome por ser considerado estúdio ao ar livre para artistas expressarem sua arte.

IMG_7424

IMG_7423

Mas o mais interessante dessa ponte e motivo de estarmos lá: os cadeados do amor.
A tradição é prender o cadeado na grade e jogar as chaves no rio, simbolizando que estão presos um ao outro para sempre. Na própria ponte e no caminho é possível comprar um cadeado e escrever o nome do casal e a data.
A gente não ia perder a oportunidade de deixar o nosso lá, né?

IMG_7445

IMG_7452

Depois fui ler melhor sobre essa moda. Imagina-se que ela começou por causa do último episódio do seriado Sexy in the city com a personagem Carrie e seu grande amor, na pont des arts. Olha só o vídeo, a ponte aparece mais no final, em 1:47min do vídeo,  sem nenhum cadeado.

Mas a prática romântica, não só tem se espalhado pelo mundo, como tem criado problemas para prefeitura de Paris. Parece que a febre dos cadeados está deixando a ponte em situação crítica. Em vários pontos o peso do acúmulo de cadeados e mais cadeados, presos um sobre outros pela falta de espaço, tem arrebentado as grades e provocado riscos. Recentemente a prefeitura retirou todos os cadeados, mas logo a ponte já estava cheia novamente.

IMG_7439

Quando estivemos lá, não sabíamos disso, até porque no Bus falaram sobre a ponte de um jeito tão romântico que a gente sentiu necessidade de fazer parte. Foi super difícil achar um cantinho de grade pra prender o nosso cadeado, tivemos que prender em outro. A prefeitura colocou tapume em alguns pontos onde a grade já estava arrebentada. Nas laterais da ponte tinha espaço, mas o maridão não quis, tinha que ser bem no centro. rsrs

Na internet nasceram vários movimentos, um deles é esse aqui: http://bit.ly/amorsemcadeados
Que pede pra que os casais, ao invés de deixarem mais cadeados, tirem selfies. Eu acho válido, nós tiramos uma selfie e poderíamos não ter colocado o cadeado se essa campanha estivesse sendo divulgada no local.

IMG_7456

Achei lindíssima a ponte coberta de cadeados, com ar de intervenção artística, mas se existe tantos riscos, ao invés do pessoal nas redes sociais reclamar tantos dos casais românticos, a prefeitura deveria se adaptar e, por exemplo, reforçar com uma grade dupla ou melhorar a divulgação da campanha.

Mas uma coisa é certa, a moda tá pegando no mundo todo e até em SP já comecei a observar cadeados em pontes… E você já viu algum? O que acha disso?

ATUALIZAÇÃO: 

01/06/15
Milhares de “cadeados do amor” são retirados de ponte de Paris

Confira a notícia no site G1: http://bit.ly/prefeituraretiracadeados

cadeados do amor paris

 


Que tal baixar agora, GRATUITAMENTE, um checklist para sua mala de viagem? Se inscreva no curso online www.maladeviageminteligente.com.br, e tenha acesso à aulas exclusivas, com tudo que você precisa saber para montar uma mala de viagem inteligente, enxuta e funcional.


Quer receber artigos como esse diretamente na sua caixa de emails?

Você pode também deixar seu comentário lá embaixo! Isso me ajuda a escrever mais coisas interessantes para você.