DESAPEGANDO – COZINHA

download

Olá meninos e meninas! Voltei para dar mais uma dica sobre desapego, desta vez vamos atacar a cozinha!

A cozinha muitas vezes é o coração da casa, onde a família se reúne para algumas refeições (cada vez mais raro), para tomar um café com bolo à tarde e onde é claro, se preparam todas as comidinhas do nosso dia-a-dia! Nada como ter uma cozinha organizada e que funcione!

Por onde começar?

Toda organização começa com o DESAPEGO!

A seguir uma listinha que pode ajudar você a dar o “start”;

  • Comece pelos armários que servem de despensa – esvazie o armário e separe tudo que está vencido, tudo mesmo… a gente sabe que as opiniões sobre consumir ou não alimentos vencidos, são muitas vezes controversas. Na dúvida, descarte! Ninguém precisa passa mal para saber se o alimento “X” pode ou não ser consumido com segurança, após o seu vencimento! Ao guardar os que ficaram, sigam a dica da Alê Melo e separem aqueles que devem ser consumidos primeiro,  deixem-os à vista, e de preferência com um aviso: Eat me First!

 

  • Seja criterioso e pouco sentimental em relação às louças… louças lascadas podem causar acidentes! Copos, pratos, xícaras, bowls, canecas, pires.. enfim, tudo que tiver quebrado, rachado ou lascado, descarte! Se tiver alguma peça que seja  de estimação, da qual você não queira se desfazer, separe e guarde numa cristaleira, ou em algum lugar destinado somente para isso. Fora do alcance de quem vai usar, principalmente das crianças.

 

  • Ainda no tema xícaras…. xícaras de café e chá, cujos pires quebraram ou vice-versa, descarte! Você não vai usar esses itens separados para servir ninguém vai? Então descarte! Você também merece tomar seu café e seu chá, numa xícara com um pires que podem ser usados juntos. Se não forem descartados, em algum momento você terá um  armário cheio de restos!  Se você fizer a limpeza e não sobrar muita coisa, é uma ótima oportunidade de investir num jogo novo ou repor as peças!

 

  • Panelas muito judiadas, amassadas, cheias de manchas de gordura que não saem mais, descarte! Frigideira sem tefal, daquelas que grudam tudo, descarte! Ahhh Kaká, vou jogar tudo fora? Nãããão… veja bem, estamos falando de coisas que não estão mais em condições de uso e que por alguma razão ainda estão lá no armário ocupando lugar e transformando tudo num caos.

 

  • Os talheres também devem ser revisados, assim como todos os utensílios, como espremedor de alho, conchas, etc. Tudo aquilo que estiver muito manchado (plástico), quebrado ou pode ser substituído, descarte.

 

  • Utensílios de madeira, como colher de pau, etc, eu aconselho sempre descartar e substituir por silicone. A madeira é difícil de lavar, a sujeira pentetra nos veios e como demora para secar, é um ótimo proliferador de bactérias!

 

  • Panos de prato furados, rasgados, manchados demais… descarte! Todo mundo vive ganhando panos de prato das tias e das avós! Você não vai ficar sem nenhum…

 

  • Itens duplicados, triplicados, quadriplicados…. ai ai ai, você precisa mesmo de 14 abridores de garrafa? Mantenha somente o necessário e doe os outros! A menos que faça coleção… aí destine um lugar só para eles ok?

 

  • Potes plásticos –   esses deixei por último de propósito! Pote sem tampa, tampa sem pote? Descarte! Aliás, na medida do possível, vá substituindo por vidro. O plástico mancha, pega cheiro, fica feio em pouco tempo. O vidro é mais higiênico, dura muuuito mais e vale o investimento! Na hora de guardar, potes num canto e tampas em outro! Potes plásticos guardados com tampa, tendem a “segurar” o cheiro do último alimento armazenado.

Ah socorro! Não sobrou nada? Calmaaa! Se precisar, vá repondo as coisas aos poucos. Mantenha só o necessário, talvez sinta que nem precise de tantas coisas! Organize o que sobrou e veja como seu dia-a-dia na cozinha já vai melhorar muito!

beijos e até a próxima!

Kaká Costa

Você também pode gostar