Como combinar as cores, sem medo de errar.

Você já deixou de comprar uma peça de roupa, de uma determinada cor, por receio de não saber combinar?
Usa sempre as mesmas cores por medo de errar?

Muita gente não sabe, mas na hora de escolher o que vestir, o círculo cromático pode ser um super aliado. Nesse artigo eu vou te dar o caminho das pedras com um método poderosíssimo de coordenação de cores que ensino para minhas clientes na consultoria de Análise de Coloração Pessoal. 

círculo cromático

2 exemplos de círculo cromático

O círculo cromático é um “acessório” que você pode comprar em papelarias especializadas ( ou ganhar na consultoria). E você pode também utilizar versões digitais,  até mesmo aplicativos. O aplicativo que eu mais gosto é o peppermint. Você pode baixar no celular e optar pela versão gratuita ou paga.

Como funciona? Você começa à partir de uma cor (vamos supor que seja uma calça verde) e em seguida escolhe o tipo de combinação que quer fazer, de acordo com a simbologia que ela representa e, claro, o seu gosto! E partir da combinação escolhido você acrescenta as outras peças e acessórios do look.

 

Harmonia monocromática:

Combinação com a mesma cor. Pode ser exatamente igual nas demais peças ou sua variação de tom: mais clara, mais suave, mais intensa.

670px-Match-Colors-Step-6
Essa Harmonia passa uma imagem clean, elegante e costuma alongar a silhueta. O perigo é de se tornar uma composição sem graça. Uma forma de driblar esse risco é optar por formas elaborados com elementos de design, texturas diferentes, comprimentos e acessórios.

como combinar as cores

 

 

 

Harmonia análoga: 

Combinação com cores vizinhas no círculo cromático. Por estarem próximas, essas cores produzem pouco contraste.

670px-Match-Colors-Step-4

É possível trabalhar com as variações da intensidade da cor. E um segredinho é escolher uma cor dominante. O efeito é mais jovial e original que a monocromática, mas também elegante.

Como combinar as cores

Harmonia complementar:

É a combinação de cores opostas que criam um alto contrate , especialmente se forem tonalidades vivas.

como combinar cores

São combinações que expressam criatividade e originalidade. A dica é usar uma cor dominantes e outras em segunda plano, com variação mais clara, ou mais opaca escura ou em menor quantidade, num acessório, por exemplo. Outro truque é acrescentar uma terceira cor neutra pra “acalmar” o visual.

como combinar cores

Que achou da técnica do círculo cromático pra fazer combinações no seu guarda-roupas? Compartilhe aqui embaixo sua opinião.

Você também pode gostar