Como alugar uma bike em Paris

Bicicleta é um meio de transporte que você deve considerar ao visitar Paris.  É  uma forma agradável, segura e  muito acessível de transitar pela cidade.

Antes de viajar, pesquisamos como alugar bicicleta em Paris e  já fomos preparados. E eu vou contar tudinho pra vocês aqui nesse artigovelib bike paris

Entramos no site: http://www.velib.paris/ . Se você não entende Francês, pode traduzir pro inglês pelo site ou português pelo google.

Na aba assinaturas e tarifas você pode escolher a assinatura por 1 dia, 1 semana ou 1 ano. Apesar de sabermos que não usaríamos todos os dias, achamos melhor assinar por uma semana e ter a opção de usar a bike sempre que precisássemos. Pagamos 8 euros por uma semana por bicicleta, preço excelente.velib bike paris

Depois de assinar, é só imprimir a confirmação. Nele vem o seu subscriber number e o pin code. Se preferir, você pode fazer essa assinatura lá, mas como nossa chegada seria num domingo e sem conhecer nada, achamos melhor resolver tudo pela internet.   Se você vai passar mais tempo na cidade, recomendo fazer a assinatura por lá e pegar o bilhete, assim como fizemos com o Navigo, que é o bilhete de metrô. (Em breve artigo sobre como usar o metrô de Paris)

Paris tem uma estação de bike a cada 300 metros! Bem na frente do Hotel Gare de Lyon onde nos hospedamos, tinha uma estação. Você pode baixar um aplicativo pra localizar a estação mais próxima de você.

Velib - como alugar bicicleta em paris

Infelizmente, quando mais precisamos, no primeiro dia, não conseguimos sinal de internet e “camelamos” várias quadras procurando uma estação. Por incrível que pareça, ao longo da margem do Sena, no trecho em que estávamos não tinha nenhuma estação.

Assim que chegamos no hotel dei um print no mapa pra não passar por isso novamente. E aí descobri que tinham várias estações numa rua paralela, não tão próxima.

Velib - como alugar bicicleta em paris

Agora vou te explicar como funciona e como pegar a bicicleta na estação do Velib

Velib - como alugar bicicleta em paris

Em cada estação tem um terminal com auto serviço.

Eu recomendo que primeiro você escolha a bicicleta que vai usar, veja se está ok, se precisa ajustar altura, etc. Veja o número dela e depois vá no terminal.

Lá você faz seu login, colocando o seu subscriber number e pin code, em seguida coloca o número da bicicleta que escolheu. Vai ascender uma luzinha verde, aí é só puxar do ponto de fixação. Pra devolver a bicicleta depois é só encaixá-la nesse ponto e aguardar o barulhinho e a luz. Os parisienses fazem isso rapidamente.

Velib - como alugar bicicleta em paris

Assim que retirar a bicicleta você  pode circular com ela por meia hora, até outra estação. Se passar de 30 minutos, você paga um adicional.  Caso o seu trajeto leve mais tempo do que isso, é só você parar numa estação, deixar a bike e pegar outra e começar a contar o tempo novamente.

Velib - como alugar bicicleta em paris115_1829780326_o

A cidade é toda estruturada e preparada para circulação de bicicletas. Você raramente anda no meio de carros. As bikes (super conservadas!) tem um cestinho pra colocar a bolsa e tem buzina. Se você andar muito devagar nas ciclovias pode ter certeza que alguém vai buzinar pra você.

Usamos a bike quando precisamos chegar nas estações de metrô ou de trem mais distantes  (como foi o caso da ida pra Versailles)  e pra fazer passeios super agradáveis, como no canal Saint Martin. Só de pensar nesse passeio, já começo a suspirar. Fantástico!!

Merci, Paris! <3

Au revoir

Você também pode gostar