10 dicas de organização para economizar dinheiro

Muitas pessoas comentaram e vieram me perguntar mais a respeito do meu post sobre “Como economizar dinheiro e evitar o desperdício de alimentos”, no dia 10 de janeiro.

Pensando nisso, e analisando o atual cenário (nada promissor) da nossa economia, eu decidi manter o tema sobre como a organização pode ser aplicada em diversas áreas da nossa vida para nos ajudar a economizar dinheiro.

  • Na cozinha:

– Faça um inventário da sua despensa. Sabendo o que você tem, evita comprar itens repetidos toda vez que vai ao supermercado.

 

5

– Se você já tem itens repetidos do mesmo produto, lembre-se de colocar na frente aquele cuja data de validade está mais próxima de vencer.

 

6

 

– Utilize estratégias organizadoras que facilitem a visão de todos os alimentos que você tem na despensa.

7       8

 

– Cardápios não servem só para restaurantes. Você DEVE planejar suas refeições. Planejar um menu, além de ajudar a não ficarmos com sobras, nos ajuda a economizar e podemos nos alimentar com produtos frescos e saudáveis, aproveitamos as frutas, legumes e vegetais da época.

9

– Estratégia “Eat me first”. Organize produtos abertos ou com data de validade próxima dentro de um caixa e coloque um aviso para que sejam consumidos primeiro.

10

 

  • No quarto

– Vocês se lembram daquela famosa frase: “Quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem. O mesmo acontece com nossas roupas. Se o armário está desorganizado, não conseguimos ver todas as nossas roupas e, quando percebemos, temos 3 blusinhas brancas básicas, 5 saias jeans que combinam com tudo, e 4 blusinhas de oncinha, praticamente idênticas. Quando tudo está organizado, economizamos dinheiro e tempo.

11

– O mesmo se aplica aos sapatos, echarpes, bolsas e outros acessórios.

 

  • No banheiro

– Categorize seus produtos e controle a data de validade dos cremes, xampus, pastas de dentes e etc.

12

– Evite comprar grandes quantidades de produtos apenas por estarem em promoção. Se você os consome com pouca frequência, a estratégia pode não ter sido boa.

 

– Guarde perfumes e medicamentos fora do banheiro. O calor e a umidade do chuveiro comprometem a qualidade dos mesmos.

13

  • No escritório

– Mantenha seus documentos arquivados segundo categorias que sejam mais práticas para vocês: assunto, ano, mês, pessoa da família, data de vencimento das contas, etc. As opções são diversas. Mas sempre deve haver uma organização que facilite encontrar rapidamente um determinado documento. Isso faz com que você não pague contas com multas!!

14

Mudar um hábito não é simples. É preciso vontade e persistência. Comece inserindo pequenas mudanças no seu cotidiano e logo verá que todas as dicas foram incorporadas.

Tome a atitude e comece já a organizar sua vida. Você verá que sobrará mais dinheiro para outras coisas importantes. Os benefícios são gratificantes!

Você também pode gostar